Quem visita o centro comercial de Ciudad del Este pela primeira vez se espanta com a quantidade de carros, motos, pessoas, tendas, ambulantes, lojas e shoppings que se misturam e se concentram em poucas ruas da cidade paraguaia. O que poucos sabem é que pertinho dessa agitação toda fica um local que proporciona ao visitante contato com a natureza, turismo de aventura e lazer.
Da última vez que estive em Ciudad del Este atravessei a Ponte da Amizade e a multidão de vendedores e compradores frenéticos com outro objetivo: visitar os Saltos del Monday. O atrativo é uma das principais belezas naturais da região e fica no distrito de Presidente Franco, a 8 km do centro comercial da cidade.

Para se deslocar até Presidente Franco há linhas de ônibus do transporte público que saem das proximidades do Shopping China em Ciudad del Este e custam R$2,00 (preço de agosto/2018). Os ônibus paraguaios são bem simples, mas muito simpáticos, especialmente pela imersão cultural que proporcionam. O para-brisa é decorado com cortininhas coloridas de crochê e as músicas paraguaias também estão presentes durante todo o trajeto, já que os motoristas costumam colocá-las em volume alto para que todos os passageiros possam ouvi-las.
Os saltos são formados por três quedas principais com aproximadamente 40 metros de altura cada e 120 metros de borda. Estão localizados em uma área de 7 hectares dentro do Parque Ecológico Aventura Monday e podem ser visitados diariamente durante o horário de funcionamento.

Para encontrar o local contei com a ajudinha do Google Maps Offline, pois do ponto onde o ônibus me deixou até o atrativo são aproximadamente 1,2 km, que podem ser percorridos a pé ou de moto taxi. Eu escolhi a primeira opção e levei em média 20 minutos para chegar ao parque.
O ingresso para acesso ao parque é adquirido no próprio local e os valores variam de acordo com a nacionalidade e faixa etária. Como sou brasileira paguei US$6,00, valor para moradores do MERCOSUL. Os demais atrativos como tirolesa, arqueria, rapel e rafting são pagos a parte, caso o visitante tenha interesse.

O parque oferece trilhas que levam a quatro mirantes de onde se pode ver os saltos de diferentes ângulos e também conta com uma estrutura que permite ao visitante passar o dia com a família e amigos. Há estacionamento, banheiros, área de descanso em meio à mata, playground, restaurante e até balanços com vista para os saltos.

Para retornar à Ciudad del Este precisei perguntar em um mercadinho de Presidente Franco se o ônibus parava naquele local, já que não haviam placas indicando. Segui de ônibus até o terminal que fica próximo ao centro comercial e deste ponto em diante continuei a pé até Foz do Iguaçu, atravessando a ponte. Escolhi está opção para fazer umas fotos da ponte enquanto apreciava a bela paisagem, mas também porque não havia feito isso antes. Outra opção é pegar o ônibus que vai até a área central de Foz de Iguaçu, porém nesse caso é necessário enfrentar a tradicional fila.

Além do parque também há outros atrativos na região, como mostra o site Bienvenido a Paraguay, sem contar a feirinha na área central de Ciudad del Este, que acabei apenas passando, mas que está na minha lista para a próxima ida a Foz.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉
Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!
O Salto Monday Park Boutique tem uma visão melhor das quedas, vê-se de cima, depois de lado, mais perto e desce o elevador panorâmico da sua terceira foto.
Olá Cintia,
Obrigada pela contribuição 🙂
Abs