Click na Viagem

Turismo rural em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina

Residi na cidade durante 11 anos e com frequência comentava com amigos que gostaria de ter um blog para escrever sobre o turismo rural em Joinville que concentra belezas naturais que muitas pessoas não conhecem, inclusive nativos. É isso que pretendo neste post, mostrar um pouco de uma cidade onde o verde das matas contrasta com cinza do concreto das indústrias, proporcionando aos moradores mais qualidade de vida.

Joinville está situada em uma região privilegiada, repleta de belas praias, baías, nascentes, rios, cachoeiras e montanhas.

A maior parte dos pontos turísticos da cidade que vou expor são propriedades privadas e podem ser visitadas pelo público em geral mediante pagamento de entrada.

Como mencionei antes, muitos moradores de Joinville não conhecem alguns destes locais e desde que comecei a visitá-los sentia a necessidade de divulgá-los, já que eu mesma tinha dificuldades para encontrar algumas informações quando estava pesquisando. Todas as propriedades que visitei possuem boa estrutura e minha ideia aqui também é recomendá-las, considerando que isso gera emprego e renda para a população que vive na zona rural da cidade.

Para chegar a qualquer um desses destinos o visitante precisará percorrer trechos não pavimentados que nem sempre estão em boas condições, especialmente após períodos chuvosos, exigindo um pouco mais de paciência e cautela.

Recanto das Nascentes Divinas

Partindo do centro de Joinville são aproximadamente 30 km até o local, que fica no Distrito de Pirabeiraba. O acesso é feito pela SC-418 no sentido Pirabeiraba/Serra Dona Francisca, entrando à esquerda na Estrada Rio da Prata. No sítio o visitante encontrará cachoeiras, quiosques com churrasqueira, banheiros, estacionamento e área de camping. No rio que corta a propriedade há bons locais para banho, tanto para adultos quanto para crianças, bem como uma grande área verde. O acesso as cachoeiras é feito por trilhas, uma curta de nível fácil e a outra um pouco mais longa e com pontos em que o esforço físico é maior. Não recomendo a trilha mais longa, que chega a maior cachoeira, para crianças e idosos. Para utilização dos quiosques é necessário reservar com antecedência. Informações através do telefone (47) 3427-3316 ou Página no Facebook.

Cachoeira no Recanto das Nascentes Divinas

Maior cachoeira do Recanto

Maior cachoeira do Recanto das Nascentes Divinas

Vista da mata ao chegar na maior cachoeira

Rio no Recanto das Nascentes Divinas

Rio que corta a propriedade

Menor cachoeira do Recanto das Nascentes Divinas

Menor cachoeira do recanto e de mais fácil acesso

Estrada Bonita

Este é um dos locais mais procurados em Joinville para o turismo rural. A estrada tem aproximadamente 5 km onde o visitante encontrará restaurantes, locais para se hospedar, produtos coloniais para aquisição e no final da estrada um espaço onde é possível fazer um piquenique e tomar um bom banho de rio. O acesso é feito pela BR-101 no sentido Joinville/Garuva e o pórtico de entrada fica do lado esquerdo da marginal da rodovia, aproximadamente 24 km do centro da cidade. Mais informações no site do atrativo.

Ponte instalada na Estrada Bonita

Vista da ponte da Estrada Bonita

Rio Pirabeiraba na Estrada Bonita

Rio Pirabeiraba é uma das atrações do local, onde os visitantes aproveitam para se refrescar no verão Joinvillense

Rio Pirabeiraba na Estrada Bonita

Margens do Rio Pirabeiraba

Vale das Nascentes

Este sítio oferece piscina, salão para eventos, trilhas, estacionamento, área para prática de esportes, rio e nascentes. Fica a cerca de 34 km do centro da cidade e para acessar o local o visitante deve percorrer a SC-418 no sentido Pirabeiraba/Serra Dona Francisca até a Estrada Quiriri (lado direito da rodovia), e a partir deste ponto andar por mais 9 km até o local. Informações através dos telefones (47) 4101-1313 ou (47) 99759-2226 ou Página no Facebook.

Nascente no Vale das Nascentes em Joinville

Uma das nascentes do Vale

Roda d'água no Vale das Nascentes

Pequena roda d’água que deixa o lugar ainda mais bonito

Rio que corta o Vale das Nascentes

Vista dos belos morros durante um passeio pela propriedade

Piscinas naturais no Vale das Nascentes

Piscinas naturas no rio que corta o sítio

Vale do Ouro

Neste local o visitante encontrará 4 belas cachoeiras, piscinas naturais, chalés para pernoite, estacionamento, trilhas, tirolesa, salão para realização de eventos e uma bela vista da cachoeira “Grande Salto” com mais de 100 metros de altura. O sítio está localizado na Estrada do Salto I, bairro Vila Nova, aproximadamente 20 km do centro da cidade. Informações pelo telefone (47) 8808-4688 ou Página no Facebook.

Cachoeira no Vale do Ouro em Joinville

Uma das belas cachoeiras do sítio. A piscina natural em frente a cachoeira têm em média 3 metros de profundidade

Cachoeira no Vale do Ouro

Cachoeira anterior vista de outro ângulo

Cachoeira menor do Vale do Ouro

A menor cachoreira da propriedade

Cachoeira da Celesc em Joinville

Vista da cachoeira Grande Salto que fica em uma área da Celesc ao lado do sítio

Parque Caminho das Águas

É um lugar muito agradável para passar o dia com a família e amigos, pois conta com 3 piscinas naturais, quiosques com churrasqueira, trilhas, área de camping, lanchonete, banheiros e estacionamento. Está localizado na Estrada Piraí, bairro Vila Nova, a cerca de 18 km do centro da cidade. Informações pelo telefone (47) 9166-5200 ou Página no Facebook.

Piscina natural no Parque Caminho das Águas

Uma das piscinas naturais do parque

Uma das 3 piscinas do Parque Caminho das Águas

As piscinas contam com bóias salva-vidas e placa com orientações aos visitantes

Quiosque no Parque Caminho das Águas

Ao fundo um dos quiosques que acomoda um número maior de pessoas

Além dos atrativos citados, Joinville também pode ser explorada através de trilhas que levam até os pontos mais altos da cidade. Para aqueles que têm interesse em conhecê-la desta forma recomendo procurar o grupo Cachorro do Mato ou a empresa Piraí Turismo de Aventura que possuem um cronograma de eventos com guias especializados e todo o suporte necessário.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.

2 comentários sobre “Turismo rural em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *