Quando as pessoas pensam em conhecer a cidade de Imbituba, localizada na região Sul de Santa Catarina, logo vem à cabeça a Praia do Rosa, da Vila ou Ibiraquera, porém, além dessas e entre as nove praias da cidade, existe uma muito especial chamada Praia da Ribanceira ou “Riba”, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores.


A praia está localizada a cerca de 5 km do centro de Imbituba e para se deslocar até lá, caso o visitante não esteja de veículo próprio ou alugado, pode utilizar táxi, uber ou o transporte público, que também oferece linhas para que os turistas e moradores possam se deslocar de uma praia a outra por um valor mais acessível, basta verificar os horários no site da empresa Santo Anjo. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz de Florianópolis, capital do estado, fica a aproximadamente 90 km de Imbituba no sentido norte do estado, e o acesso é feito através da BR 101.
Mesmo tendo morado em Santa Catarina durante 11 anos, e conhecido o Sul do estado, não havia visitado a Praia da Ribanceira, que guarda tantos encantos e uma paz indescritível. Durante as duas semanas que passei no local tive a oportunidade de desfrutar de suas riquezas naturais e interagir com os moradores. Isso foi possível, pois nesse período também atuei como voluntária na Pousada Cabanas da Ribanceira pela Worldpackers, e em troca de meu trabalho tive acomodação em quarto privativo e outros benefícios. Com isso minhas despesas totais não passaram de R$230,00, sendo em alimentação uma média de R$14,00 ao dia, cozinhando na Pousada.
Para saber mais sobre o voluntariado na Pousada leia também o artigo Meu dia a dia como voluntária em Santa Catarina publicado pelo Worldpackers.

Perto da Pousada e no centro do vilarejo há mercados, restaurantes, peixarias e bares. Já no centro de Imbituba há opções mais econômicas e com maior variedade de itens, como supermercados e uma feira que ocorre todas as quartas-feiras, onde é possível adquirir frutas, legumes e verduras fresquinhos.
A região onde a praia está situada é realmente incrível, cercada de dunas, montanhas e mata nativa, que formam paisagens belíssimas. Além disso, a praia possui uma característica bem particular, pois na faixa de areia corre água cristalina de nascentes que brotam das pedras e vão de encontro ao mar, mantendo a areia úmida e minimizando o calor. A Riba é muito procurada o ano todo por surfistas, praticantes de windsurf, pescadores e adeptos do sandboard. Já entre os meses de julho e novembro é um ótimo ponto para observação de baleias franca.
A vista que se tem das dunas é um show a parte, especialmente ao amanhecer, mas durante o dia todo o visitante tem a possibilidade de admirar a bela paisagem da região durante uma caminhada, considerando que em alguns pontos a altura das dunas chega a 30 metros.



Pela orla ou estrada principal na direção norte, em menos de 5 km está a Barra de Ibiraquera, famosa pela Lagoa, que em determinados períodos do ano encontra o mar, e onde fica um berçário para peixes e crustáceos, além da pesca do camarão rosa.




Já no sentido sul há uma trilha de 6 km (ida e volta) pela costa até o Farol da Divinéia, passando pela Praia dos Amores e Praia D’Água, onde também é possível ter uma bela vista da região.

Para o turista que busca mais tranquilidade a hospedagem na Riba é recomendada, pois nas outras praias a busca por acomodações é maior, elevando os preços e gerando superlotação na alta temporada.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉
Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!