Click na Viagem

Conhecendo a Praia da Ribanceira em Imbituba

Quando as pessoas pensam em conhecer a cidade de Imbituba, localizada na região Sul de Santa Catarina, logo vem à cabeça a Praia do Rosa, da Vila ou Ibiraquera, porém, além dessas e entre as nove praias da cidade, existe uma muito especial chamada Praia da Ribanceira ou “Riba”, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores.

Canto sul da Praia da Ribanceira

Praia da Ribanceira

Canto sul da Praia da Ribanceira

Praia da Ribanceira

A praia está localizada a cerca de 5 km do centro de Imbituba e para se deslocar até lá, caso o visitante não esteja de veículo próprio ou alugado, pode utilizar táxi, uber ou o transporte público, que também oferece linhas para que os turistas e moradores possam se deslocar de uma praia a outra por um valor mais acessível, basta verificar os horários no site da empresa Santo Anjo. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz de Florianópolis, capital do estado, fica a aproximadamente 90 km de Imbituba no sentido norte do estado, e o acesso é feito através da BR 101.

Mesmo tendo morado em Santa Catarina durante 11 anos, e conhecido o Sul do estado, não havia visitado a Praia da Ribanceira, que guarda tantos encantos e uma paz indescritível. Durante as duas semanas que passei no local tive a oportunidade de desfrutar de suas riquezas naturais e interagir com os moradores. Isso foi possível, pois nesse período também atuei como voluntária na Pousada Cabanas da Ribanceira pelo Worldpackers, e em troca de meu trabalho tive acomodação em quarto privativo e outros benefícios. Com isso minhas despesas totais não passaram de R$230,00, sendo em alimentação uma média de R$14,00 ao dia, cozinhando na Pousada.

Para saber mais sobre o voluntariado na Pousada leia também o artigo Meu dia a dia como voluntária em Santa Catarina publicado pelo Worldpackers.

Entrada da Pousada Cabanas da Ribanceira

Pousada Cabanas da Ribanceira

Perto da Pousada e no centro do vilarejo há mercados, restaurantes, peixarias e bares. Já no centro da cidade existem opções mais econômicas e com maior variedade de itens, como supermercados e uma feira que ocorre todas as quartas-feiras, onde é possível adquirir frutas, legumes e verduras fresquinhos.

A região onde a praia está situada é realmente incrível, cercada de dunas, montanhas e mata nativa, que formam paisagens belíssimas. Além disso, a praia possui uma característica bem particular, pois na faixa de areia corre água cristalina de nascentes que brotam das pedras e vão de encontro ao mar, mantendo a areia úmida e minimizando o calor. A Riba é muito procurada o ano todo por surfistas, praticantes de windsurf, pescadores e adeptos do sandboard. Já entre os meses de julho e novembro é um ótimo ponto para observação de baleias franca.

A vista que se tem das dunas é um show a parte, especialmente ao amanhecer, mas durante o dia todo o visitante tem a possibilidade de admirar a bela paisagem da região durante uma caminhada, considerando que em alguns pontos a altura das dunas chega a 30 metros.

Dunas da Praia da Ribanceira

Vista de Ibiraquera das dunas da Ribanceira

Pôr do sol nas dunas da Praia da Ribanceira

Esplêndido entardecer nas dunas da Ribanceira

Amanhecer das dunas da Praia da Ribanceira

Belíssimo amanhecer visto das dunas da Ribanceira

Pela orla ou estrada principal na direção norte, em menos de 5 km está a Barra de Ibiraquera, famosa pela Lagoa, que em determinados períodos do ano encontra o mar, e onde fica um berçário para peixes e crustáceos, além da pesca do camarão rosa.

Orla que vai da Praia da Ribanceira até a Praia de Ibiraquera

Perspectiva da orla que liga a Ribanceira a Ibiraquera

Lagoa de Ibiraquera

Um pedacinho da Lagoa na Barra de Ibiraquera

Barra de Ibiraquera

Local onde a lagoa encontra o mar na Barra de Ibiraquera

Praia de Ibiraquera

Vista da orla da Praia de Ibiraquera

Já no sentido sul há uma trilha de 6 km (ida e volta) pela costa até o Farol da Divinéia, passando pela Praia dos Amores e Praia D’Água, onde também é possível ter uma bela vista da região.

Trilha da Praia da Ribanceira ao Farol da Divinéia

Vista da Praia da Ribanceira depois de passar pela Praia dos Amores durante a trilha que leva ao Farol da Divinéia

Para o turista que busca mais tranquilidade a hospedagem na Riba é recomendada, pois nas outras praias a busca por acomodações é maior, elevando os preços e gerando superlotação na alta temporada.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *