Click na Viagem

A primeira viagem em família a gente nunca esquece…

Quando decidi que iria viajar sozinha, considerei especialmente a liberdade envolvida nesse modelo de viagem, mas sempre levo em conta viver experiências diferentes, que são essenciais para o aprendizado de um viajante.

Fazer uma viagem em família por conta própria parecia ser um grande desafio, mas quando meu cunhado e eu começamos a pesquisar e trocar informações sobre os destinos percebemos que não seria tão complicado assim, só exigia um pouco de organização.

Decidimos que faríamos uma viagem para Natal/RN, em comemoração ao aniversário de três anos da minha sobrinha mais velha. Todos adoramos praia e já havíamos pesquisado que a região oferecia muitos atrativos, então foi a escolha perfeita.

Viajamos no final de agosto e nos encontramos no aeroporto de Natal , já que eu estava vivendo em Joinville/SC na época e eles na cidade de Frederico Westphalen, interior do RS. A viagem deles foi mais longa, mas minha sobrinha amou os pousos e decolagens em cada escala. Foi a primeira vez que ela viajou de avião.

Cheguei em Natal um pouco antes e enquanto aguardava a chegada deles pesquisei um pouco mais sobre os pontos turísticos, pois apesar de já termos definido alguns lugares para visitar, haviam muitas outras opções e queríamos aproveitar o máximo.

Conseguimos uma boa diária em uma suíte familiar no Aquária Hotel que fica na beira mar da Praia de Ponta Negra. A suíte era de frente para o mar e para a piscina do hotel e contava com dois quartos, sala, banheiro e sacada. A localização do hotel é ótima, mas como queríamos conhecer outras praias acabamos alugando um carro, que tornaria o deslocamento mais rápido, fácil e econômico, considerando que estávamos em 5 pessoas.

A praia de Ponta Negra é a mais conhecida de Natal e onde fica o Morro do Careca que antigamente era frequentado por moradores e turistas que se divertiam descendo a duna. Nos anos 90 o local foi interditado, considerando que o morro estava diminuindo, e desde então o acesso é monitorado, não sendo permitido subir nem para uma caminhada.

Praia de Ponta Negra em Natal Rio Grande do Norte

Praia de Ponta Negra

Passamos uma semana em Natal e por ser baixa temporada conseguimos economizar bastante, especialmente em alimentação e na água de coco, que chegamos a pagar R$0,50. O guia que nos acompanhou em um dos dias de passeio também cobrou um valor muito bom, menos de 50% do que costuma cobrar na alta temporada.

Tivemos uma semana muito intensa, acordando cedo, conhecendo pontos turísticos na região, vivendo novas experiências, apreciando a gastronomia típica, comprando souvenires, visitando feiras e convivendo com locais e suas belas histórias de vida.

Dunas de Genipabu

O grande complexo de dunas é um dos cartões postais mais famosos do Rio Grande do Norte, que também já foi palco de novelas globais que tornaram o lugar ainda mais conhecido. As dunas ficam em uma Área de Preservação Ambiental localizada no município de Extremoz, a 20 km de Natal. O passeio de buggy e quadriciclo pelas areias finas e claras são os atrativos mais procurados pelos visitantes, e que permitem conhecer melhor o local, considerando sua extensão.

Buggy nas Dunas de Genipabu

Passeio de buggy nas Dunas de Genipabu

Travessia de balsa no Rio Ceará-Mirim

A travessia de aproximadamente 300 metros é feita de forma manual, ou seja, a remo, numa espécie de jangada que suporta dois buggys ou um carro de cada vez. É utilizada para encurtar o caminho entre Genipabu e a Lagoa de Pitangui.

Travessia de balsa pelo rio Ceará-Mirim

No dia da travessia o nível do Rio Ceará-Mirim estava baixo

Travessia de balsa

Família durante travessia de balsa no Rio Ceará-Mirim

Lagoa de Pitangui

A lagoa é extensa e possui uma boa estrutura com bares, lojinha, estacionamento, locais para descanso, aluguel de pranchas de standup paddle, caiaques e pedalinhos. O local é um bom ponto para banho e uma parte da logoa é bem rasinha onde as crianças se divertem vendo os peixinhos que passam em cima de seus pés.

Lagoa de Pitangui em Estremoz Rio Grande do Norte

Extensão da Lagoa de Pitangui e parte da estrutura em torno da lagoa

Lagoa de Pitangui

Fazer standup paddle na Lagoa de Pitangui é uma boa dica para conhecer melhor o lugar

Cachoeirinha do Pitangui

O local oferece uma estrutura simples, mas é bem arborizado e acolhedor. As quedas d’água são chamadas de hidromassagem natural pelos nativos e realmente é muito relaxante. Nos pontos mais rasos os comerciantes colocam mesas dentro da água onde é possível saborear um Ula-Ula, bebida alcoólica servida no abacaxi, e um delicioso lagostim na brasa feito na hora.

Cachoeirinha do Pitangui em Estremoz Rio Grande do Norte

Piscina natural antes das quedas d’água na Cachoeirinha do Pitangui

Cachoeirinha do Pitangui

As águas claras e rasas da Cachoeirinha do Pitangui são um ótimo lugar para relaxar

Praia da Pipa

Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, a praia é conhecida mundialmente pelas belas paisagens, festas e estrutura oferecida. Existem muitas opções de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, casas noturnas, feiras, lojas, entre outros. A praia leva esse nome, dado por colonizadores portugueses, pelo fato de haver uma pedra grande em formato de pipa no alto de uma encosta. Pipa, nesse caso, é o barril usado para armazenamento de vinho ou azeite.

Praia do Madeiro

Fica ao lado da Praia da Pipa e é um lugar encantador. Minha mãe e eu conhecemos o lugar durante um passeio de barco saindo da Pipa, que nos levou até um ponto onde paramos para banho e para ver os golfinhos. A visão que se tem das falésias durante o passeio é indescritível e quanto aos golfinhos, tivemos a sorte de ver um albino, que é muito raro.

Praia do Madeiro em Tibau do Sul Rio Grande do Norte

Falésias da Praia do Madeiro avistadas durante passeio de barco

Lagoa do Carcará

Voltando da Pipa chegamos nesta lagoa que é simplesmente linda. Ela fica na cidade de Nísia Floresta, a cerca de 40 km de Natal é o acesso não é difícil, mas é preciso percorrer alguns quilômetros de estrada de terra. A água é extremamente clara e a areia branquinha e fina. A estrutura do lugar é simples, então recomenda-se levar pelo menos o básico para passar o dia na lagoa.

Lagoa do Carcará em Nisia Floresta Rio Grande do Norte

Bela Lagoa do Carcará

Maracajaú

Fomos até Maracajaú, comunidade que fica no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal, para fazer o mergulho livre e passeio de quadriciclo. Ao chegar lá já ficamos encantados com a beleza do lugar, mas o melhor ainda estava por vir. Meu cunhado e eu fizemos o mergulho livre nos Parrachos de Maracajaú, que ficam na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, a 7 km da costa. As barreiras de corais com aproximadamente 13 km de extensão formam piscinas naturais excelentes para a prática de snorkel e onde é possível avistar várias espécies de peixes. O passeio de quadriciclo também é muito legal. As paisagens são lindas e a sensação de estar dirigindo o quadriciclo na areia é sensacional.

Praia de Maracajaú em Maxaranguape Rio Grande do Norte

Praia de Maracajaú

Dunas de Maracajaú em Maxaranguape Rio Grande do Norte

Passeio de quadriciclo pelas Dunas de Maracajaú

Parrachos de Maracajaú em Maxaranguape Rio Grande do Norte

Local onde é feito mergulho livre e com cilindro em Parrachos de Maracajaú

Forte dos Reis Magos

É uma construção militar inaugurada em 1599 e administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que fica perto da ponte Newton Navarro na cidade de Natal. O acesso ao forte, que possui formato de estrela, se dá por uma passarela com 500 metros de extensão, e a vista desde o início da caminhada é magnífica.

Forte dos Reis Magos em Natal Rio Grande do Norte

Bela vista do Forte dos Reis Magos

Forte dos Reis Magos

Passarela que dá acesso ao Forte dos Reis Magos

Praia do Forte

Fica ao lado do Forte dos Reis Magos e é um lugar bem interessante, pois nessa praia formam-se piscinas naturais devido aos recifes de corais que agem como uma barreira retendo água do mar. Por ser um lugar de águas calmas é muito procurado por famílias com crianças, por quem gosta de dar umas boas braçadas e também por praticantes de windsurf.

Praia do Forte em Natal Rio Grande do Norte

Piscinas naturais na Praia do Forte

Aquário de Natal

Na cidade de Extremoz fica o Aquário de Natal, que é o maior aquário do Nordeste. O local conta com mais de 60 espécies de animais marinhos entre elas o pirarucu, maior peixe de água doce do Brasil, e o tubarão lixa, uma espécie dócil que permite aproximação durante mergulho de 20 minutos oferecido pelo Aquário. Além disso o local também abriga um mini zoológico onde os visitantes encontram aves, mamíferos e répteis.

Nos divertimos bastante durante esses dias em Natal e até hoje relembramos os bons momentos, por isso já estamos planejando a próxima, depois que minha sobrinha mais nova estiver um pouco maior 🙂

Praia de Ponta Negra em Natal Rio Grande do Norte

Entardecer na Praia de Ponta Negra

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *