Quando decidi que iria viajar sozinha, considerei especialmente a liberdade envolvida nesse modelo de viagem, mas sempre levo em conta viver experiências diferentes, que são essenciais para o aprendizado de um viajante.
Fazer uma viagem em família por conta própria parecia ser um grande desafio, mas quando meu cunhado e eu começamos a pesquisar e trocar informações sobre os destinos percebemos que não seria tão complicado assim, só exigia um pouco de organização.
Decidimos que faríamos uma viagem para Natal/RN, em comemoração ao aniversário de três anos da minha sobrinha mais velha. Todos adoramos praia e já havíamos pesquisado que a região oferecia muitos atrativos, então foi a escolha perfeita.
Viajamos no final de agosto e nos encontramos no aeroporto de Natal , já que eu estava vivendo em Joinville/SC na época e eles na cidade de Frederico Westphalen, interior do RS. A viagem deles foi mais longa, mas minha sobrinha amou os pousos e decolagens em cada escala. Foi a primeira vez que ela viajou de avião.
Cheguei em Natal um pouco antes e enquanto aguardava a chegada deles pesquisei um pouco mais sobre os pontos turísticos, pois apesar de já termos definido alguns lugares para visitar, haviam muitas outras opções e queríamos aproveitar o máximo.
Conseguimos uma boa diária em uma suíte familiar no Aquária Hotel que fica na beira mar da Praia de Ponta Negra. A suíte era de frente para o mar e para a piscina do hotel e contava com dois quartos, sala, banheiro e sacada. A localização do hotel é ótima, mas como queríamos conhecer outras praias acabamos alugando um carro, que tornaria o deslocamento mais rápido, fácil e econômico, considerando que estávamos em 5 pessoas.
A praia de Ponta Negra é a mais conhecida de Natal e onde fica o Morro do Careca que antigamente era frequentado por moradores e turistas que se divertiam descendo a duna. Nos anos 90 o local foi interditado, considerando que o morro estava diminuindo, e desde então o acesso é monitorado, não sendo permitido subir nem para uma caminhada.

Passamos uma semana em Natal e por ser baixa temporada conseguimos economizar bastante, especialmente em alimentação e na água de coco, que chegamos a pagar R$0,50. O guia que nos acompanhou em um dos dias de passeio também cobrou um valor muito bom, menos de 50% do que costuma cobrar na alta temporada.
Tivemos uma semana muito intensa, acordando cedo, conhecendo pontos turísticos na região, vivendo novas experiências, apreciando a gastronomia típica, comprando souvenires, visitando feiras e convivendo com locais e suas belas histórias de vida.
Dunas de Genipabu
O grande complexo de dunas é um dos cartões postais mais famosos do Rio Grande do Norte, que também já foi palco de novelas globais que tornaram o lugar ainda mais conhecido. As dunas ficam em uma Área de Preservação Ambiental localizada no município de Extremoz, a 20 km de Natal. O passeio de buggy e quadriciclo pelas areias finas e claras são os atrativos mais procurados pelos visitantes, e que permitem conhecer melhor o local, considerando sua extensão.

Travessia de balsa no Rio Ceará-Mirim
A travessia de aproximadamente 300 metros é feita de forma manual, ou seja, a remo, numa espécie de jangada que suporta dois buggys ou um carro de cada vez. É utilizada para encurtar o caminho entre Genipabu e a Lagoa de Pitangui.


Lagoa de Pitangui
A lagoa é extensa e possui uma boa estrutura com bares, lojinha, estacionamento, locais para descanso, aluguel de pranchas de standup paddle, caiaques e pedalinhos. O local é um bom ponto para banho e uma parte da logoa é bem rasinha onde as crianças se divertem vendo os peixinhos que passam em cima de seus pés.


Cachoeirinha do Pitangui
O local oferece uma estrutura simples, mas é bem arborizado e acolhedor. As quedas d’água são chamadas de hidromassagem natural pelos nativos e realmente é muito relaxante. Nos pontos mais rasos os comerciantes colocam mesas dentro da água onde é possível saborear um Ula-Ula, bebida alcoólica servida no abacaxi, e um delicioso lagostim na brasa feito na hora.


Praia da Pipa
Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, a praia é conhecida mundialmente pelas belas paisagens, festas e estrutura oferecida. Existem muitas opções de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, casas noturnas, feiras, lojas, entre outros. A praia leva esse nome, dado por colonizadores portugueses, pelo fato de haver uma pedra grande em formato de pipa no alto de uma encosta. Pipa, nesse caso, é o barril usado para armazenamento de vinho ou azeite.
Praia do Madeiro
Fica ao lado da Praia da Pipa e é um lugar encantador. Minha mãe e eu conhecemos o lugar durante um passeio de barco saindo da Pipa, que nos levou até um ponto onde paramos para banho e para ver os golfinhos. A visão que se tem das falésias durante o passeio é indescritível e quanto aos golfinhos, tivemos a sorte de ver um albino, que é muito raro.

Lagoa do Carcará
Voltando da Pipa chegamos nesta lagoa que é simplesmente linda. Ela fica na cidade de Nísia Floresta, a cerca de 40 km de Natal é o acesso não é difícil, mas é preciso percorrer alguns quilômetros de estrada de terra. A água é extremamente clara e a areia branquinha e fina. A estrutura do lugar é simples, então recomenda-se levar pelo menos o básico para passar o dia na lagoa.

Maracajaú
Fomos até Maracajaú, comunidade que fica no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal, para fazer o mergulho livre e passeio de quadriciclo. Ao chegar lá já ficamos encantados com a beleza do lugar, mas o melhor ainda estava por vir. Meu cunhado e eu fizemos o mergulho livre nos Parrachos de Maracajaú, que ficam na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, a 7 km da costa. As barreiras de corais com aproximadamente 13 km de extensão formam piscinas naturais excelentes para a prática de snorkel e onde é possível avistar várias espécies de peixes. O passeio de quadriciclo também é muito legal. As paisagens são lindas e a sensação de estar dirigindo o quadriciclo na areia é sensacional.



Forte dos Reis Magos
É uma construção militar inaugurada em 1599 e administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que fica perto da ponte Newton Navarro na cidade de Natal. O acesso ao forte, que possui formato de estrela, se dá por uma passarela com 500 metros de extensão, e a vista desde o início da caminhada é magnífica.


Praia do Forte
Fica ao lado do Forte dos Reis Magos e é um lugar bem interessante, pois nessa praia formam-se piscinas naturais devido aos recifes de corais que agem como uma barreira retendo água do mar. Por ser um lugar de águas calmas é muito procurado por famílias com crianças, por quem gosta de dar umas boas braçadas e também por praticantes de windsurf.

Aquário de Natal
Na cidade de Extremoz fica o Aquário de Natal, que é o maior aquário do Nordeste. O local conta com mais de 60 espécies de animais marinhos entre elas o pirarucu, maior peixe de água doce do Brasil, e o tubarão lixa, uma espécie dócil que permite aproximação durante mergulho de 20 minutos oferecido pelo Aquário. Além disso o local também abriga um mini zoológico onde os visitantes encontram aves, mamíferos e répteis.
Nos divertimos bastante durante esses dias em Natal e até hoje relembramos os bons momentos da nossa viagem em família, por isso já estamos planejando a próxima, depois que minha sobrinha mais nova estiver um pouco maior 🙂

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉
Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!
Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.