Click na Viagem

10 atrativos para conhecer em Bonito e região

Bonito é uma cidade pequena e acolhedora, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, e mundialmente conhecida pelo ecoturismo. Junto com os municípios de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena forma o Parque Nacional da Serra da Bodoquena onde as belas paisagens naturais, com rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e dolinas, são encontradas em mais de 30 atrativos que atraem centenas de visitantes anualmente para a região.

Para chegar em Bonito de avião é possível utilizar o aeroporto de Campo Grande ou da própria cidade, porém a segunda opção não oferece voos diários e a única companhia aérea que opera é a Azul. Optei por vir direto a Bonito, pois estava em Campinas e viajei no domingo, dia em que há voo da Azul com escala em Corumbá/MS.

Passei o mês de Outubro na cidade trabalhando como voluntária no São Jorge Pub Hostel pelo Worldpackers e em troca tinha acomodação livre, o que tornou a viagem mais econômica e interessante, considerando que tive a oportunidade de viver a rotina de um local, conhecer muitas pessoas e trocar experiências.

Em relação aos passeios, como os valores em geral são altos, busquei alternativas para reduzi-los, seja através de parcerias, solicitação de cortesias ou de descontos, e na maioria das vezes obtive um bom resultado. Para que você possa ter acesso aos mesmos é necessário comprar o voucher com antecedência, junto a uma agência de turismo de Bonito, pois não é possível adquirí-lo diretamente na recepção dos atrativos. Os valores dos passeios são tabelados e em grande parte dos atrativos é permitido apenas um número específico de visitantes diariamente, por isso é necessário se programar, especialmente se não for passar muitos dias na cidade. Também é  importante destacar que em Bonito a alta temporada é nos feriadões e no mês de janeiro, e neste período o valor da maioria dos passeios aumenta. Para se locomover até os atrativos, caso o visitante não esteja de carro próprio ou alugado, é necessário utilizar o transporte compartilhado (vans), comprado junto com o passeio na agência, táxi, mototáxi ou bike, dependendo da distância.

Abaixo os locais que conheci no período em que estive na cidade:

Abismo Anhumas

É uma imensa caverna descoberta em 1970 e que vem sendo visitada há 18 anos. Está localizado em Bonito, pouco mais de 20 km do centro da cidade, e é uma das maiores cavernas inundadas do Brasil. Para chegar até o deck flutuante dentro da caverna são 72 metros de descida vertical (rapel). Sob as águas cristalinas de até 80 metros de profundidade é possível visualizar os cones de calcário que chegam a 19 metros de altura. A flutuação e mergulho permitem que o visitante veja as belas formações com mais clareza. A aventura termina com ascensão realizada com o auxílio do croll e punho (blocantes), onde o visitante tem mais um tempinho para apreciar a beleza do lugar do alto.

Caverna Abismo Anhumas em Bonito Mato Grosso do Sul

Cenário do interior da caverna quando os raios de sol encontram a abertura na rocha

Estalactites do Abismo Anhumas

Estalactites no interior da caverna

Caverna inundada em Bonito/MS

Ângulo que mostra o tamanho da abertura por onde os raios de sol entram na caverna

Arvorismo e Bóia Cross no Hotel Cabanas

O Hotel fica a 6 km do centro de Bonito, pertinho do Balneário Municipal, e possui uma ótima estrutura assim como profissionais habilitados para orientar e acompanhar os participantes. O Bóia Cross consiste em uma descida que passa por corredeiras e cachoeiras num percurso de 1200 metros no Rio Formoso. São utilizadas bóias individuais e trata-se de uma atividade em grupo que dura aproximadamente uma hora de diversão garantida. O circuíto de Arvorismo é feito em cerca de uma hora e meia, chega a uma altura máxima de 15 metros e conta com 18 obstáculos e 2 tirolesas, sendo que a última delas termina com um banho refrescante no Rio Formoso.

Hotel Cabanas em Bonito Mato Grosso do Sul

Circuíto de arvorismo no Hotel Cabanas

Tirolesa em Bonito/MS

Tirolesa com queda na água, após circuíto de arvorismo

Bóia Cross em Bonito no Mato Grosso do Sul

Bóia Cross no Hotel Cabanas

Balneário Municipal

Situado a 6 km da área central de Bonito, é um dos locais mais baratos para se conhecer na cidade, e está aberto diariamente. O lugar atrai turistas e moradores por possuir uma ótima estrutura, que permite ao visitante passar o dia com a família e amigos, bem como pelas atividades que podem ser realizadas, como flutuação e mergulho livre no Rio Formoso.

Piraputangas no Balneário Municipal em Bonito/MS

No Rio Formoso, que cruza o Balneário Municipal, o visitante pode nadar junto com as Piraputangas, peixe típico da região.

Barra do Sucuri

Situa-se a 17 km do centro de Bonito no sítio Água Azul. A atividade de flutuação realizada no local inicia com treinamento onde o Rio Sucuri e Formoso se encontram. Posteriormente são percorridos 1300 metros num barco a remo até as proximidades da nascente do Rio Sucuri, de onde o visitante retorna flutuando pela correnteza. Todos os equipamentos necessários para realização da atividade são fornecidos. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e não é permitido mergulhar e tocar o fundo do rio para preservação da vida marinha.

Flutuação na Barra do Sucuri em Bonito

Local de onde saem os barcos para início da atividade de flutuação

Barra do Sucuri em Bonito

Peixes e vegetação avistados durante flutuação

Boca da Onça

Fica na cidade de Bodoquena/MS e além das belas paisagens também oferece ao visitante uma ótima estrutura. Várias atividades podem ser realizadas na local, como trilhas com paradas para banho em belas cachoeiras, sendo uma delas a maior do estado com 156 metros de altura, observação de aves, natação em piscinas com água corrente, mergulho livre e o rapel de plataforma mais alto do Brasil, com 90 metros. O local ainda oferece um saboroso almoço típico e terraços com vista para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, onde o visitante pode relaxar e curtir a natureza.

Cachoeira Boca da Onça

Cachoeira Boca da Onça, maior cachoeira do estado

Poço da Lontra

O Poço da Lontra é uma piscina natural onde nos períodos chuvosos também oferece uma cachoeira

Cachoeiras da Fazenda Boca da Onça em Bodoquena/MS

Cachoeira do Fantasma

Buraco do Macaco em Bodoquena

O Buraco do Macaco é um dos melhores lugares para banho durante a trilha, devido a sua profundidade. O acesso é feito por uma caverna que fica submersa no período de chuvas

Trilha Boca da Onça

Cascata do Jabutí

Cachoeira da Anta

A Cachoeira da Anta é uma das mais belas do circuíto

Eco Park Porto da Ilha

É um local para passar o dia com a família e amigos e que oferece várias atividades como passeio de bote, passeio de duck, bóia cross, standup paddle, caminhada e banho no Rio Formoso. Fica a 12 km de distância do centro de Bonito. A água do rio é transparente, porém o dia da visita ocorreu após fortes chuvas na região, que deixaram a água escura.

Rio Formoso no Eco Park Porto da Ilha

Passarelas sobre o Rio Formoso

Cachoeiras no Rio Formoso

Cachoeiras próximo ao deck construído no Rio Formoso

Rio Formoso no Eco Park Porto da Ilha

Uma das cachoeiras do Rio Formoso

Gruta do Lago Azul

Fica a cerca de 20 km do centro de Bonito e é uma das maiores e mais belas cavernas inundadas do mundo. Foi descoberta no início do século XX e vem sendo explorada desde os anos 90. É considerado o cartão postal da cidade e o visitante não terá dúvida dos motivos que a fizeram levar este título depois de conhecê-la, pois a beleza do lugar é simplesmente esplêndida e só se tem noção da grandiosidade após visitá-la. A profundidade do lago azul chega a 90 metros, mas não é permitido banhar-se, a visita é de contemplação.

Gruta do Lago Azul em Bonito

Vista na chegada à gruta

Gruta do Lago Azul

A beleza indescritível do interior da gruta

Gruta em Bonito no Mato Grosso do Sul

Interior da gruta

Gruta São Mateus

Está localizada a cerca de 4 km do centro de Bonito e ao percorrer seus 200 metros o visitante encontrará formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coraloides. O acesso a gruta é feito pela entrada do museu instalado no local, passando por uma ponte pênsil e percorrendo uma trilha em meio a mata onde é possível avistar parte da cidade.

Gruta São Mateus em Bonito

Estalactites, estalagmites, colunas e coraloides da gruta

Gruta São Mateus

Escadarias construídas no interior da gruta para facilitar o deslocamento dos visitantes

Estalactites, estalagmites, colunas e coraloides na Gruta São Mateus em Bonito

Belíssimas formações no interior da gruta

Grutas de São Miguel

Grandiosa obra da natureza que encontram-se na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, a cerca de 12 km do centro de Bonito. No decorrer do passeio, após atravessar uma ponte pênsil e percorrer uma trilha, o visitante vai se deparar com as belas e antigas formações, estalactites, estalagmites, coraloides, entre outros. Antes de iniciar o passeio, ainda no receptivo, o visitante poderá ver algumas araras vermelhas bem de pertinho, que vem até o local para se alimentar.

Grutas São Miguel em Bonito

Araras vermelhas que vêm até a propriedade para alimentar-se

Grutas em Bonito

Colunas no interior da Gruta São Miguel

Interior da Gruta de São Miguel

Visão da parte interna da gruta

Gruta São Miguel no Mato Grosso do Sul

Uma das aberturas da gruta

Nascente Azul

É um complexo de ecoturismo que fica a 29 km do centro de Bonito e oferece várias atividades, incluindo flutuação e mergulho livre em um dos locais mais belos do Rio Bonito. O colorido da vegetação misturado a diversidade e quantidade de peixes que podem ser vistos durante a atividade faz com que esse seja um dos passeios mais procurados em Bonito. A Fazenda também conta com uma ótima estrutura para o visitante passar o dia, e oferece aventuras como a maior tirolesa da região, pêndulo humano e quick jump.

Nascente Azul em Bonito

Local onde brota a nascente é o ponto alto do passeio

Peixes na Nascente Azul

Registro de peixes se alimentando próximo à nascente

Peixes em Bonito no Mato Grosso do Sul

Outras espécies de peixes avistados durante a flutuação

Nascente Azul

Caminho que leva até o local onde os visitantes são equipados para dar início ao passeio

Informações sobre todos os passeios podem ser obtidas no site Portal Bonito.

Quer saber quanto gastei nesta trip? Confira o post Despesas viagem MS/MT.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *