Click na Viagem

Dicas para viajar sem despachar bagagem

Viajar com uma mala de mão de até 10kg, mesmo que por uma semana. É um desafio para grande parte da população, especialmente mulheres, mas em minhas viagens tenho conseguido “sobreviver” com uma mala assim. A vantagem é que não tenho despachá-la, evitando gastos com este tipo de serviço, sem contar que não preciso perder tempo aguardando para retirá-la na esteira do aeroporto.

Compartilho neste post 10 dicas para que você possa organizar sua mala de mão:

1º) Tamanho da mala: Isso parece besteira, mas ainda vejo em aeroportos por aí pessoas que precisam despachar pelo fato da mala estar fora das dimensões que as companhias aéreas aceitam, por isso este é um ponto importante e o primeiro a ser checado antes de arrumar a sua mala. Caso tenha alguma dúvida, consulte o site da companhia aérea e verifique as dimensões.

2º) O que levar: Comece separando tudo aquilo que está relacionado com o objetivo de sua viagem. Se você estiver indo para a praia, por exemplo, biquíni, chapéu, canga, etc. Feito isso, separe as roupas e calçados em geral e só depois acrescente itens adicionais, caso ainda tenha espaço suficiente.

3º) O que não levar: Verifique a necessidade de levar alguns itens como secador de cabelos ou produtos de higiene pessoal, pois isso pode ser facilmente encontrado no destino.

4º) O que verificar antes de (tentar) fechar a sua mala: Avalie se realmente vai precisar de duas calças jeans e um par de sapatos super alto para passar uma semana na praia, por exemplo.

5º) Tamanho dos recipientes: Se quiser levar shampoo, condicionador, protetor solar, creme hidratante, etc, opte por recipientes plásticos transparentes em que possa ser armazenada a quantidade que vai precisar no período ou, se for passar mais de duas semanas, a melhor opção, na minha opinião, é comprar no destino.

6º) Remédios: Levar remédios é uma boa ideia, pois eu mesma já fui parar em lugares onde nem sequer havia uma farmácia, porém leve somente o necessário daquele medicamento que você costuma usar em caso de inflamação na garganta ou dor de cabeça, por exemplo, e não esqueça de verificar se a data de validade não está expirando. Para medicamentos de uso contínuo, se for viajar por um período mais longo em que tenha que transportar uma quantidade maior, aconselho levar a prescrição médica indicando que se trata de uso contínuo. Se for para o exterior o receituário precisa estar em inglês.

7º) Roupas e calçados: É importante verificar o clima no destino para saber ao certo o que levar, mas para não comprometer o peso de sua bagagem é fundamental optar por roupas de tecidos leves, que secam rápido, térmicas (para o inverno) e que não amassam com tanta facilidade. Opte por calçados curinga como chinelos, sandálias e tênis. Não é necessário levar 2 pares de chinelo por exemplo, pois é provável que um deles não vai nem sair da mala.

8º) Arrumando a mala: Quanto as roupas, ao invés de dobrá-las a melhor opção é enrolar as peças, acomodando-as lado a lado e ocupando espaços pequenos com roupas íntimas e meias. Para roupas de inverno, especialmente, é interessante colocá-las em um saco à vácuo, para reduzir o volume. Importante acondicionar os produtos de higiene pessoal em sacos plásticos, para evitar quaisquer problemas caso haja vazamento.

9º) Acessório: Além da mala de mão, você também pode levar um acessório (bolsa ou mochila) onde devem ser colocados itens que serão utilizados durante a viagem, como creme dental e escova de dentes, celular, carteira e bem como câmera fotográfica.

10º) Saindo de viagem: Se possível e se for confortável, enquanto estiver em trânsito, use aquela calça jeans ou casaco pesado, assim a mala ficará com mais espaço para acomodar o restante dos itens.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Precisando de ajuda para fazer sua mala? Conheça nosso Checklist Organização de Mala, disponível para download gratuito, e o nosso serviço de Organização de Mala Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *