Dicas para viajar sem despachar bagagem

Viajar com uma mala de mão de até 10kg, mesmo que por uma semana, pode ser um desafio para grande parte das pessoas, e isso também já foi um desafio para mim. Minha primeira mala era gigante, mas só depois de sofrer muito arrastando ela de um lado a outro foi que decidi trocá-la por uma de 9kg, a qual me acompanha nos últimos anos e onde consegui acomodar tudo que considero útil para o destino, independente do tempo de viagem.

A maior vantagem é que não tenho que despachá-la, evitando gastos com esse tipo de serviço, sem contar que não preciso aguardar para retirá-la na esteira do aeroporto, quando viajo de avião. Outro benefício, sem dúvida, é o conforto e a certeza que não vou acordar no outro dia com o corpo todo dolorido devido ao peso da bagagem.

Compartilho neste post 10 dicas para que você possa organizar sua bagagem levando o necessário de forma confortável:

1. Tamanho da mala

Isso parece besteira, mas ainda vejo nos aeroportos pessoas que precisam despachar a bagagem pelo fato da mala estar fora das dimensões que as companhias aéreas aceitam, por isso este é um ponto importante e o primeiro a ser checado antes de arrumar a sua mala. Caso tenha alguma dúvida, consulte o site das companhias aéreas e verifique as dimensões.

2. O que levar

Comece separando tudo aquilo que está relacionado com o objetivo de sua viagem. Se você estiver indo para a praia, por exemplo, biquíni, viseira, canga, protetor solar, etc. Feito isso, separe roupas e calçados em geral, acessórios e cosméticos, e só depois acrescente itens adicionais, caso ainda tenha espaço suficiente.

3. O que não levar

Verifique a necessidade de levar alguns itens como secador de cabelos, toalhas ou produtos para higiene pessoal, pois isso pode ser facilmente encontrado no destino, seja no meio de hospedagem escolhido ou no comércio local.

4. O que verificar antes de (tentar) fechar a sua mala

Avalie se realmente vai precisar de tudo o que separou, mesmo tendo espaço para isso. Será que você vai usar duas calças jeans e um par de sapatos super alto para passar uma semana na praia?

5. Tamanho dos recipientes

Para levar shampoo, condicionador, protetor solar, creme hidratante, etc, opte por recipientes em que possa ser armazenada a quantidade a ser usada no período ou adquira alguns itens no destino, especialmente se sua viagem durar mais de duas semanas.

6. Remédios

Levar remédios é uma boa ideia, pois eu mesma já fui parar em lugares onde nem sequer havia uma farmácia, porém leve somente o necessário daquele medicamento que você costuma usar em caso de inflamação na garganta ou dor de cabeça, por exemplo, e não esqueça de verificar se a data de validade não está expirando. Para medicamentos de uso contínuo, se for viajar por um período mais longo em que tenha que transportar uma quantidade maior, aconselho levar a prescrição médica indicando que se trata de uso contínuo. Se for para o exterior o receituário precisa estar em inglês.

7. Roupas e calçados

É importante verificar o clima no destino para saber ao certo o que levar, mas para não comprometer o peso de sua bagagem é fundamental optar por roupas de tecidos leves, que secam rápido, térmicas (para o inverno) e que não amassam com tanta facilidade. Opte por calçados curinga como chinelos, sandálias e tênis. Não é necessário levar 2 pares de chinelo, por exemplo, pois é provável que um deles não vai nem sair da mala.

8. Arrumando a bagagem

Quanto as roupas, ao invés de dobrá-las a melhor opção é enrolar as peças, acomodando-as lado a lado e ocupando espaços pequenos com roupas íntimas e meias. Para roupas de inverno, especialmente, é interessante colocá-las em um saco à vácuo, para reduzir o volume. Você também pode utilizar elásticos de dinheiro ou tiras para amarrar pares de calçados e peças de roupas que não enrolam facilmente. Importante acondicionar os produtos de higiene pessoal em um saco plástico para evitar quaisquer problemas, caso haja vazamento.

9. Acessório

Além da mala de mão, você também pode levar um acessório (bolsa ou mochila) onde é recomendado colocar itens de maior valor ou que serão utilizados durante a viagem como: computador, celular, carteira, câmera fotográfica, casaco, creme dental e escova de dentes.

10. Saindo de viagem

Se possível, enquanto estiver em trânsito, use aquele calçado e peças de roupa que ocupariam um bom espaço na mala, dessa forma ela ficará mais leve e com mais lugar para acomodar o restante dos itens. Eu, por exemplo, sempre viajo usando a minha bota de trilha, que além de mais pesada costuma ocupar bastante espaço na minha malinha.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário! 😉

Siga Aline Antunes e Click na Viagem no Instagram e acompanhe tudo em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *